Atendimento:   Ambulatório: (11) 3683.0909   Pronto Atendimento: (11) 2284.1144   Centro de Vacina: (11) 3683.0909

Dente de Leite


Dente de Leite!!

Devemos começar a nos preocupar com a saúde bucal desde a gestação, pois é no 3º mês de vida intrauterina que começam a se formar os dentes de leite e alguns permanentes.

A dentição de leite (decídua) é formada por 20 dentes que começam a nascer por volta dos 8-10 meses de vida do bebê e se completa por volta dos 2 anos e meio de idade. Muitas vezes não se dá a devida atenção a esta primeira dentição, pois entre 6 a 12 anos ela será substituída pelos dentes permanentes (ao todo 32 dentes). No entanto este é um pensamento bastante equivocado, uma dentição de leite com problemas certamente não permitirá o correto desenvolvimento dos dentes permanentes. Vejamos alguns pontos que merecem atenção:

Cárie dentária – é o problema de dente mais frequente e mais conhecido. Começa como uma manchinha branca que pode escurecer, depois forma um buraquinho que se não tratado vira um buracão, levando até à perda do dente.

Os dentes de leite foram feitos de forma tal que seu tamanho “guardasse” um lugar certo para os outros que vão nascer mais tarde. Se temos um buraco no dente, seu tamanho “diminui”e pode faltar espaço para o sucessor (dentes permanentes apinhados ou fora do lugar, etc).

Estas cáries muitas vezes causam dor e a criança passa a não mastigar corretamente, dificultando a nutrição, bem como o desenvolvimento dos músculos mastigatórios. Mais uma vez teremos problemas no futuro.

Outro problema que nem sempre damos atenção é ao fato de que uma criança com os dentinhos da frente cariados passa a sorrir menos e se relacionar menos com outras crianças, cujo sorriso é mais saudável. Ela se torna uma criança tímida e recatada, prejudicando seu desenvolvimento social.

Maloclusão – é a palavra científica para dizer dentes tortos, que não se encaixam corretamente. Hoje em dia é muito frequente crianças de 8-15 anos usarem aparelhos dos mais diversos tipos.

Mas porque e principalmente quando estes dentes começam a entortar? Já nasceram no lugar errado?

Este problema pode ter começado com um descuido ou por falta de orientação quando a criança era ainda um bebê de colo. Ou quanto esta criança foi amamentada no peito, que tipo de chupeta e mamadeira ela utilizava? Chupava dedo? Roia unha? Tudo isto pode ser um fato gerador de problemas.

Só por estes tópicos já deu para ver quantos problemas podem ser evitados se for feito um acompanhamento de desenvolvimento tanto de dentição decídua (dentes de leite) como da sua troca pela dentição permanente. Quanto mais cedo se percebe que há algo fora do normal, mais fácil e mais barato é para se resolver.

Períodos de erupções dentárias:

DENTES

IDADE

Incisivos Centrais

8-10 meses

Incisivos Laterais

11-13 meses

Primeiros Molares

16 meses

Caninos

19-20 meses

Segundo molares

27-29 meses

Equipe Projeto Criança

Projeto Criança - Todos os direitos reservados ® | Site desenvolvido por ECOS ©