Você já deve ter ouvido falar de sarampo, coqueluche, sífilis ou caxumba. Pode ser até que já tenha pego uma dessas doenças e se curado. Mas engana-se quem acha que são enfermidades simples, livres de qualquer perigo. É possível até morrer por causa dessas doenças.

VivaBem fez uma lista de doenças que parecem estar controladas, mas ainda causam problemas ou têm potencial para voltar a assustar a população.

Sarampo

iStock
Imagem: iStock

sarampo é provocado por vírus e costuma ser uma doença benigna, que causa febre e manchas na pele, mas que, em alguns dias, desaparece. No entanto, em alguns casos, pode causar complicações sérias, como pneumonias e encefalites, e até mesmo levar a sequelas e à morte, principalmente em crianças menores com problemas de má nutrição.

Existe uma vacina muito eficaz contra o sarampo. Em 2016, o Brasil chegou a receber o certificado de país livre da doença. Mas, por causa da queda na cobertura vacinal, o país voltou a registrar casos.

Tuberculose

iStock
Imagem: iStock

No mundo, não existe doença infecciosa que mate mais do que a tuberculose e o Brasil está entre os países com o maior número de casos. Em média, cerca de 4.500 pessoas morrem anualmente por causa da doença no Brasil.

A tuberculose é transmitida entre pessoas por secreções respiratórias. Normalmente atinge os pulmões (tuberculose pulmonar), mas existem formas extrapulmonares da doença, como a óssea e a pleural.

A vacina contra a tuberculose é a BCG, que está no calendário vacinal do Ministério da Saúde e é elemento importante na prevenção da doença. Além disso, o tratamento é realizado exclusivamente no SUS e é feito com antibióticos, com duração de seis meses.

O grande problema é que muitos pacientes abandonam o tratamento antes do final, assim que percebem melhora nos sintomas. Com isso, algumas linhagens do bacilo causador da doença acabam ficando resistentes aos antibióticos.

Sífilis

Getty Images
Imagem: Getty Images

sífilis, hoje, é uma pandemia, já que está ocorrendo em níveis epidêmicos em vários lugares do mundo. É uma doença causada por bactéria e transmitida por meio de relação sexual sem proteção.

O tratamento é feito à base de antibióticos, e deve ser iniciado sempre que as doenças forem diagnosticadas. Testes rápidos para sífilis estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do SUS.

O grande problema da doença é que é fácil de ser transmitida por relações sexuais sem o uso de preservativo e, por isso, apesar do fácil tratamento, o número de casos tem aumentado muito nos últimos anos no Brasil. Entre 2010 e 2018, o país saltou de 2,1 para 75,8 casos novos para cada 100 mil habitantes.

A sífilis pode levar a formas mais graves ao se disseminar pelo corpo, e ameaça também bebês quando suas mães adoecem durante a gravidez, podendo provocar morte ou má formações importantes nesses recém-nascidos.

Caxumba

iStock
Imagem: iStock

A caxumba é uma doença causada por um vírus que atinge principalmente as glândulas parótidas, localizadas abaixo da mandíbula e responsáveis pela produção de saliva, que ficam inchadas e doloridas. Pode causar complicações como como orquites (inflamação dos testículos) e mastites (inflamação das mamas). Além disso, em casos raros, pode ser fatal.

Por existir vacina disponível na rede pública de saúde, a doença se tornou menos comum. No entanto, como não é tão grave, a cobertura vacinal é menor. Por isso, às vezes ocorrem surtos de caxumba, principalmente em adolescentes e jovens que não foram vacinados quando criança.

Poliomielite

iStock
Imagem: iStock

A pólio, também conhecida como paralisia infantil, não é mais um problema no Brasil, onde o último caso foi registrado em 1989. Mas, se o país se descuidar na vacinação, pode voltar a ser. Já houve surtos no exterior por causa de falhas na cobertura vacinal.

A doença é causada por um vírus que provoca inflamação do sistema nervoso, especialmente da medula espinhal. A poliomielite é transmitida por contato com secreções do trato digestivo ou fezes de pessoas contaminadas.

No Brasil, a vacina está amplamente disponível no serviço público por meio do SUS.

Hanseníase

Divulgação / Agência Brasil
Imagem: Divulgação / Agência Brasil

hanseníase é uma doença causada por uma bactéria que atinge principalmente a pele e os nervos periféricos. É transmitida de pessoa a pessoa por meio de gotículas respiratórias.

O tratamento é feito com antibióticos, dura pelo menos seis meses e é realizado exclusivamente no SUS.

A doença pode provocar lesões incapacitantes pelo comprometimento dos nervos periféricos. O Brasil é o segundo país do mundo em incidência de novos casos, com 28 mil casos em 2018. A taxa de detecção da hanseníase vinha apresentando redução no país, mas voltou a subir desde 2016.

Coqueluche

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria que atinge o sistema respiratório, provocando uma tosse seca e constante. A coqueluche é transmitida por secreções respiratórias.

O tratamento é feito com antibióticos. Crianças com sintomas severos podem ser internadas, pois há risco de complicações.

Como existe a vacinação, a doença é pouco frequente. No entanto, a vacina não elimina a bactéria de circulação. Então, o que ela faz é diminuir um pouco a presença de portadores.

Fontes: Rodrigo Lima, médico de família e comunidade, diretor de exercício profissional da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e André Ribas, médico epidemiologista da Faculdade São Leopoldo Mandic (SP).

About the Author

projeto

1 Comment

  1. Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Comments are closed.